top of page

Cultura italiana: Fatos, costumes e tradições.

  • Foto do escritor: Dra. Rita Bon
    Dra. Rita Bon
  • 24 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

A cultura italiana está mergulhada nas artes, família, arquitetura, música e comida. Aqui está uma breve visão geral dos costumes e tradições italianas.


População da Itália

Cerca de 96 por cento da população da Itália é italiana. Entretanto, existe muitas outras etnias que vivem neste país. Árabes do norte da África, Ítalo-albaneses, albaneses, alemães, austríacos e alguns outros grupos europeus preenchem o restante da população.

A fronteira com os países da França, Suíça, Áustria e Eslovênia influenciou a cultura italiana, assim como as ilhas mediterrâneas da Sardenha e da Sicília.

A população da Itália é composta aproximadamente por 60.665.551 habitantes.


Idiomas da Itália

A língua oficial do país é o italiano. Cerca de 93% da população italiana fala italiano como língua nativa, de acordo com a BBC. Existem vários dialetos da língua falada no país, incluindo:

  • Sardenha;

  • Friuliano;

  • Napolitano;

  • Siciliano;

  • Liguriano;

  • Piemontês;

  • Veneziano;

  • Calábrio.

Outras línguas faladas pelos italianos nativos incluem o albanês, o bávaro, o catalão, o cimbriano, o corso, o croata, o francês, o alemão, o grego, o esloveno e o walser.


A vida familiar na Itália

A família é um valor extremamente importante dentro da cultura italiana. Sua solidariedade familiar é focada em toda extensão da família, em vez da ideia do Ocidente de “núcleo familiar” composto de mãe, pai e filhos.

Os italianos têm encontros familiares frequentes e gostam de passar tempo com os familiares. As crianças são criadas para permanecer perto da família na idade adulta e incorporar sua futura família em um aspecto amplo.


Religião na Itália

A principal religião na Itália é o catolicismo romano. Isto não é surpreendente, pois a Cidade do Vaticano, localizada no coração de Roma, é o centro do catolicismo romano e onde reside o Papa.

Imagem do Vaticano

Os católicos romanos e outros cristãos constituem 80% da população, embora apenas um terço deles sejam católicos praticantes. O país também tem uma crescente comunidade de imigrantes muçulmanos.

Muçulmanos, agnósticos e ateus formam os outros 20% da população, segundo a Agência Central de Inteligência.


Arte e arquitetura na Itália

A Itália deu origem a uma série de estilos arquitetônicos, incluindo o romano clássico, o renascentista, o barroco e o neoclássico. A Itália é o lar de algumas das estruturas mais famosas do mundo, incluindo o Coliseu e a Torre Inclinada de Pisa.

O conceito de uma basílica – que foi originalmente usada para descrever um prédio público aberto, evoluiu para significar um local de peregrinação católica.

A palavra é derivada do latim e significa “palácio real”. A palavra tem origem também no grego ‘basilikē’, que é o feminino de basilikos, que significa “real” ou “rei”.

A Itália também abriga muitos castelos, como o Forte Aosta, o Castelo de Verrès e o Castelo de Ussel.

Florença, Veneza e Roma abrigam muitos museus, mas a arte pode ser vista em igrejas e prédios públicos. O mais notável é o teto da Capela Sistina do Vaticano, pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512.

Teto Capela Sistina do Vaticano

A ópera tem suas raízes na Itália e muitas óperas famosas – incluindo “Aida” e “La Traviata”, ambas de Giuseppe Verdi, e “Pagliacci”, de Ruggero Leoncavallo – foram escritas em italiano e ainda são apresentadas na língua nativa.

Mais recentemente, o tenor italiano Luciano Pavarotti tornou a ópera mais acessível às massas como solista e como parte dos Três Tenores.

A Itália é o lar de um número de casas de moda de renome mundial, incluindo Armani, Gucci, Benetton, Versace e Prada.


Culinária italiana

A cozinha italiana influenciou a cultura alimentar em todo o mundo e é vista como uma forma de arte por muitos. Vinho, queijo e massas são parte importante das refeições italianas.

Massas vem em uma ampla gama de formas, larguras e comprimentos, incluindo penne, espaguete, linguine, fusilli e lasanha.

Para os italianos, a comida não é apenas alimento, é a vida. As reuniões familiares são frequentes e muitas vezes centradas em alimentos.

Nenhuma área da Itália come as mesmas coisas que a outra. Cada região tem sua própria “comida italiana”. Por exemplo, a maioria dos alimentos que os brasileiros vêem como italianos, como espaguete e pizza, vem do centro da Itália.

No norte da Itália, peixes, batatas, arroz, salsichas, carne de porco e diferentes tipos de queijos são os ingredientes mais comuns. Pratos de massa com tomates são populares, assim como muitos tipos de massas recheadas, polenta e risoto.

No sul, os tomates dominam os pratos, e eles são servidos frescos ou cozidos no molho. A cozinha do sul também inclui alcaparras, pimentas, azeitonas, azeite, alho, alcachofra, berinjela e ricota.

O vinho também é uma grande parte da cultura italiana, e o país é o lar de alguns dos vinhedos mais famosos do mundo. Os traços mais antigos de vinho italiano foram descobertos recentemente em uma caverna perto da costa sudoeste da Sicília.


ree

 
 
 

Comments


© 2023 por Rita Bon

Rotisseria Da Nona Giovannina

Av. dos Imigrantes, 19 - Vinhedo/São Paulo

Tel. (19) 3886.4420

bottom of page