top of page

História

De navio, como a maioria dos imigrantes italianos da época, Giovannina Professione desembarcou no Brasil no ano de 1897, seis meses após seu nascimento em Veneza. Do Porto de Santos seguiram para o interior de São Paulo.

Antes de chegar a capital, porém, os caminhos a levaram para Vinhedo, cidade também marcada no início do século por uma população formada em grande parte por imigrantes europeus. O atrativo: a grande quantidade de videiras nos vales e encostas.

Cada vez mais, a cozinha era o centro das atenções.  Durante alguns anos, abriu sua casa, no bairro do Tatuapé, como pensão na hora do almoço para trabalhadores de fábricas da redondeza, já que a industrialização se fortalecia. Felizes destes clientes, que tinham qualidade e tradição em cada refeição. Receitas da Itália, muito além do trivial arroz com feijão que estavam acostumados no Brasil. Como se sabe, ao lado da gastronomia, a cultura faz parte das tradições européias, principalmente a italiana.

O tempo foi passando e, claro, que incorporar receitas de outras influências era inevitável, mas o espaço para berinjelas, molhos borbulhantes e vermelhos de tomates, tenros cortes de frango “à caçadora”, os pães, as pastas, os antepastos, sempre esteve bem guardado, a sete chaves, e as receitas, que ficam somente entre a família, passam de geração a geração.

Boa parte destes sabores da Itália podem ser apreciados hoje em dia na Rotisseria da Nona Giovannina, que traz pratos tradicionais e algumas adaptações para compor novas criações gastronômicas contemporâneas.

IMG_4062.jpg

Giovannina Professione

IMG_4066_edited.jpg
bottom of page